Cegonha Negra- (ciconia nigra)

No passado dia 16 de Agosto sai de casa com a ideia de trazer algo novo ao blog, ia ser um dia de caiaque no rio Tejo. Já ia com a ideia de fotografar os famosos grifos, e fotografei-os, não esperava é ver a rara cegonha negra, e ainda menos esperava ver um ninho com as suas crias, foi fantástico!
Os abutres passaram logo para segundo plano fica aqui uma foto para recordar…
Quando chegamos á zona das portas de Ródão (uma espécie de passagem escarpada no Tejo), logo começamos a ver abutres pousados nas rochas, que aos poucos começavam a levantar voo, um momento incrível, a água, as rochas imponentes, o céu cheio de vida, de repente começa uma cegonha negra a cruzar os céus, bonita mesmo! Que acaba por denunciar o seu ninho, (localizado na escarpa a norte) numa reentrância nas rochas escarpadas, não consegui um fotografia com jeito pois ficou bastante desfocada… mas os meus olhos recordam pelo menos 3 crias. Segundo li a sua postura é constituída entre 2 a 5 ovos. Segundo vi as suas crias tem uma cor acinzentada ou braço sujo, vias a uma distância considerável dado a altura a que estava o ninho.
A cegonha negra é uma espécie maioritariamente migratória embora na península ibérica a espécie seja residente. Territorial e bem mais tímida que a sua parente (cegonha branca), daí a dificuldade em se adaptar á continua expansão humana.
É fácil de identificar pois é toda preta, excepto a barriga que é branca, e as patas e o bico são vermelhos, com uma envergadura de cerca 190cm é fácil de distinguir a sua silhueta nos céus.
O seu habitat preferencial como podemos ver em vila velha, são zonas perto da água, ribeiros charcos e rios, onde encontram o seu alimento (peixes, anfíbios e insectos, mas também outros pequenos vertebrados, como ratos e répteis), nidificando em penhascos ou em cima de grandes árvores.
Já as havia observado a voar na foz do Ocreza e junto á barragem da pracana, se não me engano até foi na altura em que o barbo sobe a ribeira para desovar.
O seu declínio advêm da destruição e degradação do seu habitate, derivado á continua expansão humana que acaba por perturbar as suas áreas de nidificação, e tal como acontece com muitas outras espécies a contaminação por pesticidas e herbicidas que acabam por influenciar a sua alimentação e consequente envenenamento…e morte.
Esta espécie encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Vulnerável.


E assim foi um dia bem passado, com uns mergulhos pelo caminho, e cheio de ar puro e natureza para regalar os olhos!!!
Até á próxima!

2 thoughts on “Cegonha Negra- (ciconia nigra)

  1. Artigo muito bom, só é pena não ter mais fotos das cegonhas, mas é complicado fotografá-las pois estão lá no alto. Não conhecia a cegonha preta. Assim que vir uma também vou perguntar se me reconhece :)Ana Santos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s