Esta semana que passou perdi-me um dia pelo Parque Natural do Douro Internacional e tive a oportunidade de fotografar a maior ave que voa nos céus do no nosso portugal, o grifo ou abutre-fouveiro chega a ter 250cm de envergadura, pousado tem cerca de 1 metro, é sem duvida enorme!!!
Este animal já há muito que não me é estranho, pois já os via em pequeno em Idanha-a-Nova de onde era natural a minha mãe, onde eles nidificam nas escarpas para o lado da “senhora da graça”… também já os conhecia de Vila Velha de Rodão onde os observei á uns meses atrás, mas tambem já estive lado a lado com um juvenil no Tejo Internacional, é sem duvida um animal estranho mas bonito.
Apesar do seu ar de cangalheiro, vê-lo ao pé é totalmente diferente…
Segundo li em Portugal existem cerca de 100 casais nidificantes, ou seja é uma ave sedentária em Portugal, e podem ser visto com grande regularidade nos parques douro e tejo internacional embora possam ser vistos nas suas grandes deslocações… (já os cheguei a ver na barragem da pracana perto dos Envendos/Mação)
Esta ave é considerada um necrofago pois alimenta-se de animais mortos, e ás vezes moribundos pelo que tem um trabalho muito útil no ecossistema, mas hoje em dia, com toda a higiene e as normas da União Europeia (que proíbem o abandono de gado morto nos campos) animais estes que serviam de alimento a estas aves que têm resistido apresar de todas as adversidades….
Nesta última foto ainda se vêm uns poucos de animais, mas nesse dia contei pelo menos cerca de 40 animais, planando nas correntes de ar quente do nordeste trasmontano….
Abraço!!!
É realmente fenomenal como tudo na natureza se encaixa perfeitamente, tal como esta ave, que fica majestosa a pairar no céu. Mostra-nos as borboletas que por lá encontraste…BeijinhosMargarida
GostarGostar
É realmente uma ave majestosa e linda.Mais um animal do nosso Portugal aqui documentado 🙂 Continua.Ana Santos
GostarGostar
belo bichoeu vi muitos (ou similares) em Marrocosabraço Massimo
GostarGostar