Rosa-albardeira

Rosa-albardeira Paeonia broteri
Estamos no Outono e é nesta altura que começa a espreitar da terra uma linda planta (a rosa albardeira) …que só vai florir na próxima Primavera.
Vou recuar a uma manhã de Abril em que fui até ao Pego-da-Rainha na Zimbreira (Envendos-Mação). Fui com dois amigos o César e o Gil, sabíamos que era uma das poucas zonas onde existe esta bonita planta endémica dos bosques da Península Ibérica e era nessa altura que podíamos ver as suas exuberantes flores… 
Na Zimbreira, podemos encontrá-las onde antes existiam bonitas oliveiras. Agora apenas podemos ver o que restou delas após o fogo que assolou parte do concelho de Mação em 2003.
A rosa-albardeira é uma herbácea vivaz, a raiz é um rizoma, os caules apresentam um tom avermelhado como se pode ver nas fotos. As folhas são simples mas de um verde muito intenso. Tem uma flor vistosa e muito bonita com tons rosa que chega aos 15 cm de diâmetro. Esta apresenta estames e anteras douradas. Não tirei foto mas o seu fruto é um folículo cheio de “pelos”. No interior do fruto estão as sementes cor de rosa, que quando maduras se tornam escuras.
Em Trás-os-Montes a rosa-albardeira é conhecida como erva-raposa….  
Engraçado que passado tantos anos (pois já há muito que tenho estas fotos), os montes onde ardeu olival e pinhal, continuam abandonados. Parece que muitos perderam a força de fazer “crescer” as coisas… é triste mas é o que vejo…
Passem por lá e tentem encontrar uma rosa-albardeira. Mas não esquecer, flores só mesmo na primavera!!! São lindas!!!
Abraços!!!

One thought on “Rosa-albardeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.