Verdemã (Cobitis calderoni)

Já por várias vezes ouvi falar da pardelha e verdemã, embora ao certo penso que sejam duas espécies distintas, há quem  as use ilegalmente para a pesca ao achigã… Como gosto de ir á pesca ao achigã um dia pensei experimentar e apanhei umas numa ribeira para os lados do Carvoeiro. Depois de já ter umas 40  no balde volvi a casa. Coloquei-as num pequeno aquário para as poder observar melhor, nessa mesma noite fui pesquisar um pouco sobre este cobitídeo…
Pelo que li existem duas espécies de cobitídeos em Portugal: a verdemã-do-norte (Cobitis calderoni), e o verdemã-comum (Cobitis paludica). Por serem muito semelhantes não consegui concluir de que espécie se trata (se alguém conseguir identificar a espécie que fotografei que deixe aqui uma mensagem). A verdemã-do-Norte é uma espécie que consta estar em perigo no livro vermelho dos vertebrados de Portugal  de 2005….
Certo é que acabei por não testar a pesca ao achigã com estes bonitos animais, libertei-os numa ribeira perto de casa com as mesmas características, pois já que é uma espécie protegida, pode ser que se gere ali uma nova população….
Engraçado que estes peixes são péssimos nadadores, pelo que vivem no meio das pedras e enfiados na areia, alimentam-se de detritos… além de respirarem pelas branquias como a maioria dos peixes também tem uma espécie de respiração intestinal (que era coisa que eu nunca iria imaginar…) a verdemã vai á superfície e “ingere” bolhas de ar que depois irão ser absorvidas no intestino…. daí a resistência deste peixe em se dar em águas podres e poças com pouca oxigénio…
Como se pode ver tem uma cor esverdeada com várias manchas verde acastanhadas, o ventre é mais claro, medem cerca de 12 cm e possuem barbilhos em torno da boca.
Grande abraço!!
Gady

5 thoughts on “Verdemã (Cobitis calderoni)

  1. a diferença entre a verdemã do norte e a verdemã comum mais relevante é na linha lateral sensorial as pintas serem sublinhadas por uma linha castanha continua até á zona da cloaca , sendo essa a caracteristica visual mais evidente ainda outras se destacam mas é necessário olhar com mais atenção , o operculo da verdemã do norte tem dus bembranas que lhe permite a retrofiltragem nas branquias aquando de aguas mais quentes mesmo que submergidas nos lodos ou sapais de estio, ainda a coloração mais avermelhada é mais evidente nos machos que na verdemã comum, o virem á tona “respirar” não se trata disso , na verdade tratasse de um controlo na bexiga natatoria porque ainda como um cobiteo dimersal neessita regular a pressão de submersão com a da bexiga assim e quando expostas ao “stress” de ficarem fora de agua expelem para as branquias todo o ar regulador da sobre-pressão da submersão a que antes estavam sujeitas, depois levam vaias horas a conseguirem equalizar de novo essa pressão na bexiga natatoria e é normal ve-las vir á superficie durante esse periodo para equalizar a pressão , caso não o fizessem ficariam no fundo mas de “papo pro ar” … espero ter ajudado …
    muito boa a pesquisa inicial
    so acrescento que não as devia ter largado num outro curso de agua que não o original , alem de ser punido por lei , podes ter desencadeado uma alteração biologica desse habitat com a indrodução abusiva e não autorizada ,,,mas depois explico eisso melhor

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.