Recordo-me que a primeira que encontrei uma salamandra foi em Idanha-a-Nova, eu devia de ter uns 7 anos. Apanhei-a na horta da minha avó materna e claro, levei-a para casa. O meu avô Manuel Roseiro acabou por a soltar, disse-me que não era animal para ter em casa. Na altura fiquei muito aborrecido. Logo que cheguei a casa, fui ver nos livros o que bicho era aquele…
Há dois dias, quando ia a caminho de Proença-a-Nova, voltei-me a cruzar com uma salamandra-de-fogo! Depois de um Inverno seco e frio, começaram os dias de chuva e no meio da estrada algo caminhava… parei o carro para observar melhor e ainda bem que levava comigo a máquina fotográfica, assim posso publicar aqui algumas fotografias…
A salamandra-de-fogo é um anfíbio urodelo comum em praticamente todo o país, distribui-se por grande parte da Europa e norte de África… podem viver até aos 30 anos, já imaginaram… é incrível!
Pode chegar aos trinta centímetros, segundo as cores é usual o preto e o amarelo, esta tem uns tons também vermelhos. Não há uma salamandra igual, as pintas que apresentam são únicas tal como para nós é a impressão digital. As suas larvas vivem no meio aquático havendo uma metamorfose antes de passarem à sua vida terrestre.
Outra coisa que as caracteriza é a possibilidade de libertar pela pele uma substância tóxica que leva os predadores a desistirem de qualquer ataque.
E assim, aqui fica mais uma pegada ecológica!
Abraços e até ao próximo post!!!
Gady
Pingback: “salamandra-de-fogo” | RESPIRA NATUREZA
belas fotos my friend.valeu a pena esperar pelo reporter da national geografic…ehehehcontinua o bonito trabalho pela defesa do nosso planeta!AbraçoLA
GostarGostar
Esse bicho cá para mim veio da amazônia!
GostarGostar