Cobra-cega (Blanus cinereus)

Ontem de manhã enquanto limpava um terreno, encontrei uma cobra-cega. É a terceira vez que vejo este estranho animal, que é endémico da Península Ibérica. A primeira vez que a vi esta espécie, foi na Queixoperra, lembro-me que eram duas… a segunda vez, foi na Ortiga junto aos balneários romanos, e esta última vez em Mação.
 
 
É um animal difícil de detetar, pois passa praticamente toda a vida no subsolo, no meio do substrato vegetal, por baixo das pedras ou nos túneis que escava (preferem viver em solos pouco compactos que facilitam o seu deslocamento).
Das três vezes que a observei, a sensação que tive foi sempre a mesma “que grande minhoca !” . A cobra-cega pode atingir cerca de  28cm.
 
 
A (Blanus cinereus)  é completamente inofensiva para o homem, sempre pode morder mas nada de mais (não é venenosa). Alimenta-se de pequenas larvas e insetos que localiza através da audição, já que estas são completamente cegas, apesar de terem olhos estes estão atrofiados (encontramos vestígio do que seriam os olhos por baixo da pele, dois pontos negros).
 
Bom escusado é dizer que deixei este ser “diferente” seguir o seu caminho!
Abraço!
Gady
 
 

6 thoughts on “Cobra-cega (Blanus cinereus)

  1. Pingback: Alicranço – Um lagarto ou uma cobra?! | RESPIRA NATUREZA

  2. Se as víboras ouvissem e os alacrences vissem não haveria neste mundo ser humano que existisse!’ ou mula parir (há relatos disto)… Creio que é uma forma de de referência ao Apocalipse (fim do Mundo) e não ao veneno. Sim ainda hoje ouvi isto. Infelizmente não estava informado, com dois miúdos no quintal, hoje fico mais descansado. O que vale é que me disseram que existem muitas, tipo praga para os lados de Alvalade.

    Gostar

  3. Gostei imenso do Blog, parabens:)Encontrei-o por acaso- Esta tarde na minha sala (moro numa vivenda no 1º andar) encontrei uma centopeia (aaargh sim parecia um fórmula 1 a fugir-.-) e então fui pesquisar e pesquisa-puxa-pesquisa fui dar com Licranços (Alacrenses como costumamos chamar aqui no alentejo)..Nunca vi mas sei que é comum por aqui, o meu irmão matou um pois pensava ser venenoso (muitos pensam)-.- Costumamos dizer até que 'Se as víboras ouvissem e os alacrences vissem não haveria neste mundo ser humano que existisse!' 🙂 mas gostei de saber que afinal não sao venenosos..já a centopeia que vi… 🙂

    Gostar

  4. Olá maneko :)Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto nenhuma. Parecem minhocas grandes. Não são lá muito bonitas não, mas fizeste bem em deixá-la seguir o seu caminho.Aguardo mais posts com novos animais e porque não plantas. Também é um assunto interessante.Beijinhos e … respira natureza 🙂

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.