Toutinegra do Mato – sylvia undata

IMG

Sylvia undata

Nesta altura do ano, em que já se notam bem os dias a crescer e em que a primavera é o próximo passo existem já alguns movimentos sazonais.

Se repararmos nas árvores, os gomos estão a começar a desabrochar, também já se notam alguns movimentos migratórios das aves como é o caso da andorinha dos beirais e das chaminés que embora ainda em número reduzido começaram a ver-se por Mação no final de Janeiro.

Estas movimentações não são de estranhar pois a primavera aproxima-se a passos largos e o ciclo da vida não pode ser interrompido.

Muitas vezes parece não haver vida, parece não haver nenhuma atividade, mas ela esconde-se por toda a parte basta estarmos atentos.

Certa vez, num dia de caminhada pelo campo para os lados do Brejo Grande, numa zona de mato baixo, onde predominam as carquejas, urzes e estevas, parecia que naquele campo não havia vivalma. Lembrei-me então de uma pequena ave insectívora, característica de qualquer tipo de habitat. É a toutinegra do mato “Sylvia undata” que tem um chamamento fácil de imitar, tipo chaihhrrr. Tentei então imitar este “som”, depois de umas insistências já havia pelo menos 4 toutinegras nas imediações a responder ao chamamento.

Tal como o nome indica, toutinegra do mato, predomina neste tipo de habitat, comum e residente na maior parte do território, é uma das mais pequenas toutinegras medindo uns escaços 13 cm. Passa despercebida pois passa grande parte do tempo embrenhada no mato. De vez em vez é possível observá-la a passear entre arbustos, ou então a cantar no topo de um tojo.

É muito fácil de identificar não só pelo canto característico como pelas cores, um cinzento azulado por cima, sendo por baixo de uma cor de vinho com tons ferrugíneos, o centro do abdómen é branco sujo e na zona do papo apresenta pequenas pintas brancas. Outras duas características são a iris em volta do olho vermelho e o seu rabo comprido que confere a esta ave um aspeto muito castiço. A fêmea é idêntica mas com cores mais baças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s