Certamente uma das flores mais apelativas da estação, o jacinto-das-searas também conhecida como cebola-de-flor-azul entre outros, nesta altura do ano é possível avista-lo, dá-se em muitos tipos de habitat, florestas, caminhos, prados, zonas mais áridas ou mais frescas. Sem duvida que aquela cor azul violeta bem viva da parte de cima da planta que se assemelha a uma cabeleira muito castiça é a parte que mais nos chama a atenção.

Muscari comosum small illustration
O jacinto-das-searas_Muscari comosum pertence á família Asparagaceae e ao género Muscari. Está em floração mais ou menos conforme o clima entre o final de Fevereiro e final de Junho, visto ser uma bolbosa, no resto do ano é uma planta muito mais discreta.
De facto o bolbo do jacinto-das-searas é comestível, embora com um sabor mais agre do que a parente “cebola”, este bolbo tanto pode ser consumido em saladas como cozinhado, mas esta é outra história.
A parte superior da planta com cores intensas e apelativas parece servir apenas para isso mesmo, pois essas bonitas flores são estéreis ao contrário das que vemos mais abaixo com cores mais modestas, que mais tarde vão originar umas pequenas cápsulas ovais que contém duas a três sementes de cor preta brilhante quando maduras que poderão dar origem a novas plantas. Também o bolbo aquando de tamanho razoável produz pequenos bolbilhos que também estes podem originar novas plantas.
Este jacinto também pode ser usado como ornamental tanto em jardins como em vasos pois não precisa de grandes cuidados, pelo que tenho alguns envasados que dão um retoque pitoresco no meu terraço. Por vezes estão enterrados a uma profundidade considerável, não percebo como vão parar tão lá abaixo mas assim acontece. Certo que ao estarem assim enterrados estão bem mais protegidos, tanto dos animais como das intempéries.
Aqui tanto podemos ver umas fotografias que tirei na zona centro do país como uma pequena brincadeira a aguarela com que tentei reproduzir a espécie.
Aqui ficam as fotos! Abraço.