Parasitismo entre Plantas

Existem muitas relações no mundo das plantas, com animais, com outras plantas. Relações de competição ou simbiose são muito comuns, mas existem outras que embora sejam naturais parecem nos mais sinistras como é o caso do parasitismo entre plantas….

Há dias enquanto passava numa zona de pinhal com estevas e sargaços eis que algo me desperta a atenção. Meio escondidas a romper por baixo da caruma algo no chão com cores bem alegres parece querer fazer-se ver….

Trata-se do Cytinus hypocistis, mais conhecido por “pútegas”, “coalhadas”. Mais a norte conhecidas por “maias” ou “mimos”, enfim, tudo a mesma planta quase que invisível pois esta vive completamente dentro do seu hospedeiro. Da família cistaeae particularmente dos géneros cistus e halimium que são das plantas mais comuns do nosso concelho, trocando isto por miúdos, estevas, roselhas e sargaços, sargacinha… são estas as espécies que quando infectadas se dá este parasitismo.

Apenas detectado como no meu caso aquando emite a partir da raiz do hospedeiro uma inflorescência com pequenas flores amarelo alaranjadas, podendo este episódio acontecer com o chegar da primavera.

As “pútegas” estão totalmente dependentes do seu hospedeiro do qual recolhem a água e nutrientes necessários para a sua existência. Já tinha ouvido falar que a inflorescência era comestível, segundo os relatos, consumidos a cru contém um liquido espesso com um sabor adocicado, nada como experimentar. Noutros tempos certamente era algo muito mais apreciado já que não havia a variedade e facilidade de adquirir variados tipos de alimentos, ou seja seria um autêntico pitéu, hoje em dia apenas considerado algo que se pode comer.

Na fotos abaixo podem-se observar as flores de uma planta que vive dentro de outra planta….

Cytinus hypocistis Cytinus hypocistis (pútegas) fotografadas na zona do Carvoeiro- Mação Cytinus hypocistis (pútegas) fotografadas na zona do Carvoeiro- Mação numa zona de sargaços

Cistus ladanifer(esteva) Cytinus hypocistis (pútegas) fotografadas na zona de Mação, numa zona de estevas Cytinus hypocistis (pútegas) fotografadas na zona da Ribeira de boas eiras- Mação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s