Papa figos

Embora muitas vezes nos passe despercebido, a toda a hora ocorrem eventos de grande espectacularidade no nosso planeta, quer  sejam catástrofes ou cenários espantosos de pouca ou grande complexidade, e um desses eventos já se começou a desenrolar…começou a migração das aves.

Com a vinda do inverno na Europa, muitas aves desencadeiam autênticas maratonas de voo, muitas passam por Portugal, outras ficam por cá, e ainda outras que já cá estavam partem rumo ao sul.

Simplificando, tudo se resume a locais ideais para a nidificação e locais para passar o inverno.

O lugre é uma espécie invernante no nosso país,  pois com a chegada do inverno rigoroso no norte da Europa e a consequente diminuição de alimento, este, tal como muitas outras espécies como o Dom-fafe ou o Cartaxo-nortenho migram encontrando a sul um clima mais ameno onde encontram alimento com mais facilidade.

Podemos muitas vezes encontrar o lugre nas nossas ribeiras alimentando-se das sementes de amieiro. Com o fim do inverno voltam para os seus locais favoritos a norte para procriar.

Já por exemplo a Andorinha-dos-beirais vem reproduzir-se na Europa, mas  com a chegada do frio e consequente falta de alimento voam para sul para a África Subsariana passando lá o inverno europeu e só regressando na Primavera, quando se reúnem as condições para procriar, sendo por isso uma espécie estival em Portugal pois só está no nosso país no tempo quente.papa-figos

Também temos as espécies residentes que podemos encontrar por cá todo o ano como por exemplo  o Pato-verde, Melro-azul, Gaio entre muitos outros. Mas como existem excepções também  há espécies como por exemplo a Cegonha-branca em que só parte da população migra.

Outras ainda há que apenas utilizam Portugal como passagem, o Papa-moscas-preto chega a ser um dos pássaros mais comuns no nosso país aquando passa em migração para África.

Para acabar e dar algum sentido á foto, aí está uma espécie que fotografei há dias e está prestes a atravessar o Mediterrâneo em busca de um inverno mais ameno, o Papa-figos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s