Papa Moscas Preto- Ficedula hypoleuca

Setembro é um mês de transição entre o Verão e o Outono, em que os dias vão começar a ficar mais pequenos com o equinócio de Outono que este ano será no dia 22 de Setembro, mais ou menos o dia em que o jornal sai para a rua. Bom vendo melhor as coisas os dias já vêm ficando mais pequenos desde o solstício de Verão em Junho, mas será a partir do dia 22 deste mês que as noites vão ganhar tempo ao dia e em breve virão os dias mais frios.

É com estes fenómenos, aos quais por vezes não damos importância, que despontam outros fenómenos não menos espetaculares como é o caso da migração das aves, no mundo está tudo interligado e o facto de as plantas começarem um novo ciclo, onde deixam de produzir frutos e sementes, em algumas espécies as folhas começam a cair e é certo que todos os outros seres as acompanham, os insetos começam a escassear. No caso das aves é a falta de alimento provocado pelo frio que as faz procurar zonas mais amenas onde haja condições para continuarem a sua vida.

dscf7954

Neste mês escrevo sobre uma das aves mais comuns em Portugal: o Papa-moscas-preto, uma pequena ave insectívora. Engraçado que nem cá passa o Inverno nem se reproduz por cá, está apenas de passagem, e também essa passagem poderá ser mais ou menos rápida, dependendo do alimento que encontra. Tal como o nome indica o seu alimento predilecto serão insectos como as moscas, que como sabem, no inverno simplesmente desaparecem e devido a isso esta pequena ave também nos deixará continuando a sua saga até uma zona abaixo do grande deserto do Saara , denominada África subsariana. No seu regresso à Europa a sua passagem por Portugal é mais diminuta já que percorre outras passagens mais a este, voltando ás zonas onde nasceram, chega a nidificar na Península-Ibérica em alguns locais no nordeste de Espanha, prolongando-se as suas zonas de reprodução até à taiga ou floresta boreal da Noruega, Suécia e Finlândia e parte do norte da Rússia.dscf8050

Quando passa o nosso país a cor que apresenta não faz jus ao nome “papa-moscas-preto” isto pelo que só na época nupcial é que o macho apresenta essas cores (preto e branco). Nesta fotografia que tirei bem podemos ver a cor que apresenta quando em migração no nosso país.

Não há duvida que esta e outras aves migradoras em tempos eram nos mais úteis para perceber o tempo, pois através das suas migrações iniciavam-se ou terminavam-se ciclos. Hoje em dia também nos são úteis pelo menos como indicador ambiental, o seu principal predador é sem duvida o homem, ou não seja tradição por cá, as petiscadas de passarinhos, onde papa-moscas, piscos, tentilhões, toutinegras e tantas outras aves, matam o “apetite” a muitos!

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s