Caminhada durante as primeiras chuvas…

 

Hoje, quando fui deixar a minha pequena numa festa de anos aproveitei para dar uma volta pelo campo, tinha 3 horas e assim gastei o tempo a ver como estava a paisagem.

O tempo esteve instável mas o céu esteve praticamente sempre coberto, e por vezes caiam algumas chuvadas, comecei por entrar numa zona de pinhal com muitos musgos e líquenes, viam-se alguns formigueiros, alguns besouros pelo chão coberto de caruma, sentia-se aquele cheiro característico dos pinhais.

Estava perto do Vale da Mua e decidi ir até uma zona ribeirinha, um local que sempre conheci como cabril, onde existe uma pequena cascata onde passa a ribeira que vem do Carvoeiro. Já algum tempo que lá não ia e os eucaliptais começam a entrar pelas hortas, vi videiras, laranjeiras, poços e oliveiras tudo dentro do eucaliptal… um crime.

Ao longe num penedo observei um Melro-azul (Monticola solitarius), já na última vez que por cá passei o vi no mesmo local. Mais tarde acabei por fotografá-lo já na outra margem da ribeira. No local também se ouviam , piscos, toutinegras, felosas, gaios, alvéolas e ao longe umas gralhas.

Por entre alguns pinheiros, estevas e urzes havia também pequenas flores que saiam da terra. A água estava calma e as rochas escorregadias devido à chuva. Após mais uns passos começou a chover seriamente. Cautelosamente saí dali, mas até chegar à carrinha apanhei uma grande molha.

Adoro este tempo, mais umas semanas e começam a nascer os cogumelos, um bom pretexto para mais uma caminhada pelo campo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s