Hoje, quando fui deixar a minha pequena numa festa de anos aproveitei para dar uma volta pelo campo, tinha 3 horas e assim gastei o tempo a ver como estava a paisagem.
O tempo esteve instável mas o céu esteve praticamente sempre coberto, e por vezes caiam algumas chuvadas, comecei por entrar numa zona de pinhal com muitos musgos e líquenes, viam-se alguns formigueiros, alguns besouros pelo chão coberto de caruma, sentia-se aquele cheiro característico dos pinhais.
Estava perto do Vale da Mua e decidi ir até uma zona ribeirinha, um local que sempre conheci como cabril, onde existe uma pequena cascata onde passa a ribeira que vem do Carvoeiro. Já algum tempo que lá não ia e os eucaliptais começam a entrar pelas hortas, vi videiras, laranjeiras, poços e oliveiras tudo dentro do eucaliptal… um crime.
Ao longe num penedo observei um Melro-azul (Monticola solitarius), já na última vez que por cá passei o vi no mesmo local. Mais tarde acabei por fotografá-lo já na outra margem da ribeira. No local também se ouviam , piscos, toutinegras, felosas, gaios, alvéolas e ao longe umas gralhas.
Por entre alguns pinheiros, estevas e urzes havia também pequenas flores que saiam da terra. A água estava calma e as rochas escorregadias devido à chuva. Após mais uns passos começou a chover seriamente. Cautelosamente saí dali, mas até chegar à carrinha apanhei uma grande molha.
Adoro este tempo, mais umas semanas e começam a nascer os cogumelos, um bom pretexto para mais uma caminhada pelo campo.