Com as primeiras chuvas, aparecem os primeiros cogumelos…

 

Tal como acontece todos os anos, com as primeiras chuvas aparecem também os primeiros cogumelos. Dei com este autêntico petisco, em alguns lados conhecido como “frade”, “gasalho”, “pucaras” lá mais para o norte conhecido como “roque”.

Macrolepiota procera, é um grande cogumelo comestível, podemos encontra-los em vários tipos de floresta, normalmente e como foi neste caso, numa zona de sobro, perto de Aldeia de Eiras- Mação.

Há quem os coma assados, guisados entre outras maneiras, eu prefiro cozinha-los numa frigideira grande com cebola, vinho tinto e uma boa posta de carne de vaca, bem carregada de cogumelos até não caber mais na frigideira. Depois de tudo cozinhado fica uma combinação espetacular.

É fácil de identificar, tem o pé “tigrado” com um duplo anel (móvel), a parte de cima do chapéu é branco a acastanhado claro, com uma mancha castanha no centro, no centro que faz tipo um “mamilo”. Alguns mais escamados que outros, com pequenas manchas castanhas espalhadas de forma concêntrica pelo resto do chapéu. Na parte de baixo também é branco, a carne deste cogumelo é branca e não muda de cor.

Enfim maravilhas da natureza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s