Trovisco- Daphne gnidium L.

Trovisco- Daphne gnidium L.

Quando ando pelo campo, em locais de pastagens há sempre uma planta que salta à vista no meio da restante vegetação devorada pelos animais. Essa planta é o Trovisco (Daphne gnidium L.), uma planta autóctone existente em praticamente todo o país.

O facto de os animais não lhe tocarem é por ser uma planta tóxica, para mim é uma planta bonita e deveria ser mais usada como ornamental, em vez de usarmos tantas outras exóticas e tão ou mais tóxicas que esta. Uma das vantagens desta planta ser usada como ornamental em Portugal é o facto de não necessitar de grandes cuidados pois é bem resistente às nossas condições atmosféricas.

Como podem ver nas fotografias as flores aparecem em cachos na ponta dos ramos, das quais vão surgir bagas de cor vermelha. Pode-se propagar por semente, ainda não fiz a experiência mas já estou a preparar o material. Talvez para a Primavera já tenha novidades.

Em conversas com o meu sogro Mário Morais que quando novo calhava-lhe a ele levar vacas e cabras para os pastos transmontanos, entre várias conversas desse tempo, um dia veio à baila o trovisco, referindo que nenhum animal lhe tocava. Mas quando era necessário fazer uma tala, se algum animal partia uma pata, para desenrascar retirava-se a casca do trovisco que é bem flexível e dava um bom “baraço”, pois se fosse outra planta o animal acabava por mordiscá-la e a tala cairia. Assim a toxidade desta planta tornava-se útil nestes casos. Também para certos métodos de pesca esta planta já foi usada, mas tal já caiu em desuso.

Bem, lá para terça-feira que vem, espero postar outro artigo.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s