Propagação de medronheiro (Arbutus unedo L.)

 

Nas nossas serras e vales existe uma árvore que gosto bastante, quer pela sua beleza, quer pelos seus frutos, o medronheiro. Por esta altura, encontra-se já em floração que dará fruto passado um ano, e por outro lado também os frutos provenientes das flores do ano passado estão já maduros ou quase a amadurecer.

Por estes lados e decerto por todo o país, há pessoas que os apanham no campo para os poderem ter nos seus terrenos, ou então terão que os comprar em couvetes ou em vaso. Neste “post” vou explicar como propagar os medronheiros facilmente.

Para começar precisamos dos medronhos, como é para aproveitar a semente até podem ser os que já estão no chão, depois precisamos de areão, vamos aos poucos desfazendo os medronhos na areia, pois para germinarem é fundamental separar a polpa da semente.

Na natureza quem faz este processo são os animais que comem os frutos, como por exemplo as aves.

Após estar tudo bem misturado e a polpa estar dispersa na areia, deixamos secar uns dias sem apanhar humidade, convém de vez enquanto mexer a areia para não fazer torrões. Para a sementeira, espalhei a areia num vazo retangular, deixando-a juntamente com as pequenas sementes à superfície do vaso.

Durante a primavera elas acabarão por germinar, praticamente todas as sementes, depois quando tiverem tamanho para serem manuseadas, podemos coloca-las em couvetes ou então como fiz em pacotes de leite.

O medronheiro também pode ser propagado de estaca, experimentei mas não me cativou o seu crescimento.

Se houver disponibilidade de tempo porque não tentar repovoar uma serra perto de nós ou um local que gostemos, ou então nos nossos terrenos, ou coloca-los no jardim. Que tal produzir uma boa aguardente de medronho? Ou até um licor? Os frutos são saborosos quando maduros.

Se os plantarmos no campo a melhor altura é mesmo esta (outubro novembro), passam bem o verão sem regas, é uma planta bem preparada para os nossos verões quentes.

Bom, é assim, fácil! Não podemos esquecer que esta é uma árvore nativa do nosso país, e que é bem bonita, basta ver os seus frutos e flores ou mesmo as folhas verdes e brilhantes, uma árvore ideal para ter um jardim bonito e com muitas aves em busca dos seus frutos, e também uma borboleta bonita por perto como por exemplo a borboleta do medronheiro (Charaxes jasius).

Bom, como já existe tanta informação sobre este tema, acho que foquei o fundamental.

Vamos ver como correm os próximos dias.

Até ao próximo post!

Advertisements

3 thoughts on “Propagação de medronheiro (Arbutus unedo L.)

  1. Pingback: Adoro esta fruta. – escreversonhar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s