Azereiro- Prunus lusitanica… “into the wild”

 

No concelho de Mação existe uma zona denominada de Aziral, talvez tenha adquirido este nome pelo facto de nesta zona existirem Azereiros (Prunus lusitanica), também conhecido como Loureiro de Portugal.

Esta é uma árvore com história, pois é anterior à ultima glaciação, momento em que na Europa existia uma floresta “tropical” denominada de “floresta Laurissilva”. Com as baixas temperaturas esta e outras espécies de vegetação foram desaparecendo da maior parte da Europa, o Azereiro resistiu até aos dias de hoje em alguns vales encaixados e protegidos. Em Mação perto da aldeia dos Degolados existe um destes vales onde estas árvores nativas de Portugal e do sudoeste da Europa continuam a existir e a população aqui parece ser sustentável. Mas o desconhecimento ou falta de interesse vão acabar por leva-las ao desaparecimento, ou diminuição da sua área. Em tempos elas existiriam em bom número pelo vale fora até ao Brejo-Grande, até um local conhecido como o “ninho da águia”. Se percorrermos este vale elas ainda existem mas muito poucas.

A paisagem onde elas dominam é fantástica, um verde brilhante domina, lá também encontrei grandes medronheiros, folhados entre outras espécies.

Fiz umas experiências que vale a pena experimentarem. A sua propagação. As suas sementes quando maduras são negras e apresentam-se em cacho, se as pusermos em água 3 ou 4 dias, a sua polpa facilmente é separada da semente, depois de secarem uns dias à sombra podemos lixá-las moderadamente com uma lixa fina, após isso colocam-se na terra a 1 cm de profundidade. Depois é esperar pela Primavera e vê las germinar.

Também por estacas pegam muito bem, em meados de Julho, colhi umas estacas com um pouco de ramo do crescimento anterior (estacas ainda verdes), e o seu crescimento também foi fantástico. Não vale a pena arranca-las na natureza para as termos no jardim, basta fazer o que escrevi. O seu crescimento até é rápido se não faltar água no verão.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.