Hoje pela tarde fui ver como estava a Ribeira-de-Eiras na zona da “fadagosa” em Mação. Como há muito tempo que lá não ia, esperava encontrar o local cheio de plantações de eucaliptos, o que confirmei.
Junto à linha de água apesar de algumas acácias, muitos amieiros de bom porte ladeavam a ribeira. Já sem folhas prevendo o tempo frio do inverno que se aproxima, lá estavam eles a embelezar a paisagem.
No meio da erva algo escuro se destaca, de cor negra e um pouco viscoso. Era uma lesma enorme de cor preta, uma Arion ater, uma espécie de lesma terrestre, que quando se sente ameaçada se encolhe como vemos na foto. Vá lá ainda chegou a piscar “um olho”.
Percorri um pouco a berma da ribeira, aproveitando para tirar algumas fotos, a paisagem junto à agua estava mesmo fenomenal. Naquele lugar há uns anos, antes das famosas etar’s vinha para aqui com os meus amigos dar uns mergulhos e passar as tardes de verão. Na altura havia oliveiras onde hoje estão eucaliptos.
Encontrei por lá bastantes “gasalhos” Macropeliota procera, mas estes com o chapéu mais pequeno dos que costumo ver normalmente, trouxe alguns para casa para os assar amanhã, pois joga o Benfica- Sporting e há que improvisar um petisco.
Pouco depois, entrei numa zona de pinhal, onde finalmente este ano observo uns Amanita muscaria, um cogumelo atrativo pelas suas cores, tóxico mas muito bonito. Muitas vezes representado nos livros de histórias e fantasias que lemos para as crianças, sempre associado a cenários de florestas encantadoras. Hoje fotografei alguns a emergir da terra, outros já grandes. Gosto de ver estes cogumelos por ai, que apesar de não comestíveis, são muito apreciáveis à máquina fotográfica.
Até ao próximo post.