Com o frio a aumentar, os alimentos para as aves na natureza fica mais difícil de arranjar. Aves vindas do norte da Europa vêm para zonas mais amenas, como é o caso do sul da Península-Ibérica, ou mesmo para África em busca de melhores condições para passarem o inverno europeu.
Para podermos ajudar um pouco a vida selvagem, e neste caso particular, as aves, nada melhor do que nos meses mais frios do ano, colocar comedouros espalhados pelo jardim ou em lugares onde os animais possam se alimentar com segurança e tranquilidade.
Este ano resolvi fazer uns comedouros recorrendo a cortiça e uns galhos. Alguns deles coloquei-os perto de casa para poder observar as aves de dentro de casa. Como alimento coloco sementes de girassol, trigo, e mistura para canários, coloco também fruta, como maçãs, pêras ou romãs, que fazem com que apareçam algumas insectívoras como o Rabiruivo-preto (Phoenicurus ochurus) e algumas Toutinegras. Hoje apareceu por perto uma Trepadeira-comum (Certhia brachydactyla), o que por aqui é novidade.
Na maior parte das vezes aparecem os pardais comuns, mas já tenho fotografado Chapim-real (Parus major), e já observei também Estorninhos (Sturnus unicolor), Chapim-azul (Cyanistes caeruleus), Milheirinhas (Serinus serinus) entre outros. Estou certo que muitos mais vou ver, mas aqui ficam algumas fotos dos que tenho observado com mais regularidade.
Excelente post 🙂 Vou fazer isso. Sempre que comemos uma maçã, pêra, etc podemos deixar a parte do caroço no comedouro.
GostarGostar
Sim podes deixar o caroço, mas com um pouco de polpa heheh
GostarGostar