Toutinegra-dos-valados- Sylvia melanocephala

 

Hoje tive a oportunidade de fotografar duas pequenas Toutinegras-dos-valados (Sylvia melanocephala), também conhecidas como Toutinegras-de-cabeça-preta. Tudo aconteceu quando tirava fotos a chapins, e nuns escassos três a quatro segundos tirei esta  fotografia.

Estranho não terem a cabeça preta, não? Isto acontece por serem duas fêmeas (não as consegui apanhar juntas na mesma foto), já o macho, esse sim! Faz jus ao nome, como podem ver na foto no final do artigo.

As toutinegras são pequenas aves insectívoras, dá bem para ver pela fisionomia do bico. É frequente vê-las a esvoaçar entre silvados ou outros maciços arbustivos onde fazem o ninho, muito perto do chão.

Esta espécie que fotografei, pode parecer estranho, mas é uma ave muito comum nos nossos jardins ou em baldios que rodeiam as nossas casas. Talvez estas se tenham aproximado tanto pelo facto de haver um diospireiro ali perto, pois além de insectos, adoram fruta e é frequente observá-las a penicar dióspiros, figos, romãs, etc.

Em Portugal podemos encontrar esta ave de norte a sul do país, e embora seja muito esquiva e fugaz nos seus aparecimentos, é fácil de nos apercebermos da sua presença através do seu chamamento muito peculiar que consiste num “tchre! tchre!tchre!

E aqui está a foto do macho, com a sua cabeça preta, que contrasta com o anel orbital vermelho, que as fêmeas também possuem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s