Ontem escrevi um artigo menos positivo sobre envenenamento de aves de rapina em Mação, e uma delas um Bufo-real (Bubo bubo), que na foto estava prostrado no chão, morto. Hoje vou falar em momentos em que o vi vivo.
A primeira vez que vi um Bufo-real selvagem foi na Ortiga, Mação, à cerca de três ou quatro anos, ao anoitecer estava numa zona com Pinheiro-manso, quando a atravessar a foz da Ribeira-de-eiras uma grande ave vinha praticamente na minha direcção, sem fazer qualquer ruído. Sem dúvida um momento muito especial. Afinal de contas é considerada a maior coruja do planeta, e não muito fácil de encontrar e observar na natureza.
Bastante fácil de identificar, graças ao seu porte, e aos seus grandes olhos cor de laranja, e claro os seus penachos, muitas vezes apelidados de “orelhas”. É bastante mais fácil constatar a sua presença pelos sons emitidos, principalmente nos meses frios, altura em que se tornam mais audíveis, um potentíssimo uhuuu revela a sua presença.
Trata-se de um predador de topo alimentando-se de ratos, répteis, anfíbios, coelhos, lebres, patos, e até outras aves de rapina ou mesmo raposas, ou seja é mesmo um super-predador.
Habita preferencialmente em zonas rochosas, embora também possa habitar mais perto de zonas urbanas, faz o ninho no chão, e é super protector no que toca à sua prol, entre 2 a 3 crias.
Este ano tive a oportunidade de visitar o “Badoca Park” e observar um Bufo-real bem de perto, bastante calmo, à minha frente, era um macho, as fêmeas ainda são maiores. Bonito não?!
Uma curiosidade de que agora me lembrei! Porque é que existem rapinas que tem olhos amarelos ou laranjas como o Mocho-galego, ou o Bufo-real e outras os olhos completamente escuros como a Coruja-das-torres ou a Coruja-do-mato?! É simples estes últimos dois são totalmente nocturnos enquanto que o Mocho-galego e o Bufo-real podem ser observados a voar antes do anoitecer e após o amanhecer, por vezes até mesmo a meio do dia, embora não seja muito frequente.
Sem dúvida que são seres admiráveis.
Abraço!
Pingback: Bufo-real | Live Art…by Gady
Pingback: No poiso do Bufo Real | RESPIRA NATUREZA
mesmo!
GostarGostar
Absolutamente espectacular.
GostarGostar