Chapim-real (Parus major)

 

De entre as aves que mais gosto, destacam-se algumas… ou talvez mesmo todas! (risos) Mas os chapins são sem dúvida aves fantásticas, e quando abro a janela de casa pela manhã, e tenho a oportunidade de as observar é sem duvida algo fantástico. Algumas espécies há que não aparecem aqui perto da janela, ou pelo menos com frequência.

Em Portugal podemos encontrar seis espécies de chapins: o Chapim-real, Chapim-azul, Chapim-de-poupa, Chapim-rabilongo, Chapim-preto e ainda o Chapim-de-faces-pretas que nunca observei.

Uma das que mais vejo por aqui é o Chapim-real (Parus major), as suas cores são fabulosas. São o preto, amarelo, branco, verde, azul e cinzento, uma autêntica paleta de cores.

Para os mais distraídos, machos e fêmeas são todos iguais, mas existem diferenças! Logo para começar as cores do macho são cores mais vivas, enquanto que na fêmea as cores são mais baças, menos atractivas. Também a linha preta que vai da garganta até ao abdómen é diferente, no macho esta é mais larga e contínua, enquanto que na fêmea é mais fina e por vezes interrompida. Os juvenis têm as faces esverdeadas.

Adoro aves, e estas, sei que estão sempre por aqui, para quê gaiolas? Vão e veem quando querem, são lindas e livres!!!

Hasta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s