25 de Dezembro

 

É dia 25 de Dezembro e o inverno já aí está, hoje os termómetros não subiram mais que os 6 graus no planalto transmontano.

Gosto muito desta zona nortenha, nota-se bem as diferenças na paisagem, em muitos locais ainda resistem florestas de folha caduca, com carvalhos, e castanheiros, freixos, olmos e muitas outras. Claro que também encontramos por cá muitos sobreiros, zimbros, pinheiros, medronheiros entre outras.

Mas nesta altura do ano o “frio” aqui é rei! E ainda nem chegamos a Janeiro e Fevereiro…

Dando uma volta pelo campo, vejo muitas aves. Vi duas rapinas, um milhafre-real, e um peneireiro-comum. Ao passar numa zona ribeirinha logo levanta voo uma Garça-real, umas Alvéolas-cinzentas, e outras brancas saltitam por ali apanhando insectos. Na minha caminhada também observo uma Cotovia-de-poupa, Melros, Tentilhões, Estorninhos, Rolas-turcas, Toutinegras-de-cabeça-preta, e um bando de Pombo-torcaz levanta voo de dentro de um pinhal. Os Piscos e Toutinegras-de-barrete-preto parecem andar por todo o lado, e um Rabiruivo-preto macho destaca-se na paisagem com o seu rabo laranja escuro, e corpo preto com umas nuances de branco nas penas terciárias das suas asas.

É engraçado a densidade de aves que há nestes bosques. No topo de um carvalho fotografo um Pica-pau-malhado pequeno, e ao longe escuto Pêgas-rabudas e Gralhas, Gaios, uma Escrevedeira-de-garganta-preta canta no topo de um sobreiro, por fim uma Trepadeira-comum a trepar por entre os líquenes num carvalho semi-tapado com “eras”.

E apesar de todas estas aves que observei hoje, de uma coisa não me esqueço! Um frio tremendo! (risos)

Hasta!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s