Abelhão “Bombus terrestris”

 

Hoje dei-me ao trabalho de fotografar um abelhão, um “parente” da nossa bem conhecida abelha mas maior, e bem mais barulhento a voar, um tanto ou quanto solitário.

Trata-se de facto de um abelhão, para ser mais preciso um Bombus terrestris, e embora na primavera seja mais fácil de os encontrar, hoje eu encontrei um.

Adoram andar de flor em flor a alimentar-se néctar e pólen, e com isto dão uns excelentes polinizadores ao ponto de serem criados, e usados em alguns países para ajudarem a polinizar plantas em estufas por exemplo.

Existem várias espécies de abelhões, este identifica-se pelas duas faixas amarelas no dorso, existe um outro em Portugal, o Bombus ruderatus (abelhão-grande-de-jardim) que apresenta três faixas amarelas.

Tal como as abelhas vive em colónias onde também encontramos uma rainha, machos e operários, mas em menor numero de indivíduos, normalmente até duas centenas. A colónia geralmente encontra-se no solo daí o “terrestris”. Podendo ser feita em tufos de erva, buracos, no solo ou em rochas.

Não fui picado por ele, mas segundo li a sua ferroada é bastante dolorosa, esta espécie não é tão agressiva como abelhas e vespas de modo a que até nos demos bem.

E lá foi ele a voar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s