Época de reprodução.

 

Há cerca de uma semana atrás escrevi um “post” sobre a raposa-vermelha (Vulpes vulpes), na altura havia observado uma já morta à beira de uma estrada. ( https://respiranatureza.com/2017/01/07/raposa-vermelha/ )

Apesar de ser um animal de hábitos nocturnos, desta vez consegui fotografar uma em plena luz do dia. Talvez por estarmos na altura da sua reprodução até observei duas, mas só consegui fotografar o macho. É entre os meses de Dezembro e Fevereiro que acasalam, e apesar de muito silenciosa no resto do ano, nesta altura fazem-se ouvir. Não ladram como os cães, mas por vezes dão uns latidos bem estridentes.

Hoje pela tarde, numa zona de pinhal em Mação, ouvi um som estranho que só me fez lembrar de uma coisa, raposas! Como foi perto de mim, decidi ficar parado a ver se alguma coisa surgia. Não me enganei! Eram duas, e o macho andava a cortejar a fêmea, sempre no seu encalço. Tão entretido na sua vida, que apesar de me ter visto, não se incomodou e até se deixou fotografar.

Há dois anos atrás encontrei um local onde em tempos um casal de raposas criava, era por baixo de um enorme rochedo, e elas haviam escavado a toca debaixo deste, depois esse terreno foi desbravado, e elas acabaram por abandonar aquela toca.

A gestação de uma raposa varia entre um mês e meio, a dois meses, após isso nascem até cinco crias que só se tornam independentes após um ano.

Foi um momento espectacular, após tantos avistamentos fugazes, consegui uns breves segundos que me permitiram puxar da máquina fotográfica, e tirar estas fotos que aqui publico.

Hasta!!!

2 thoughts on “Época de reprodução.

  1. Pingback: Vaga de frio polar! | RESPIRA NATUREZA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s