Erva-das-azeitonas.

Erva-das-azeitonas.

Hoje quando passei num local onde à cerca de um ano plantei umas bolotas de carvalho-cerquinho provenientes das Mouriscas, encontrei uma planta que pelo cheiro me fez lembrar a hortelã. Foram as suas flores que me chamaram a atenção, pois por ali era a única planta em floração.

Erva-das-azeitonas, conhecida também por “nêveda”, cujo as suas folhas exalam um forte aroma a menta. Calamintha nepeta é o seu nome cientifico.

As suas folhas e flores tem interesse culinário, sendo usadas em bebidas como chás, em saladas, e como o seu nome indica é usada para “curtir” as azeitonas. Pode também ser usada para ornamentar um canteiro do seu jardim, pois além deste verde e das suas flores, o aroma é sempre agradável em qualquer recanto. Pode-se propagar por estaca, ou então por semente. Penso que por estaca será bem mais fácil.

É uma planta perene, e com a continuação dos dias frios de inverno, acabará por perder as suas folhas. Pelos vistos esta até se está a aguentar bem!

De acordo com o local onde a encontrei (Alto da Ventosa- Mação) deve ser uma planta bem resistente, tanto ao sol de verão, como os ventos frios de inverno, como aos solos pobres e pedregosos!

Deixo também aqui duas fotos dos pequenos carvalhos!

Até à próxima, abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s