Vaga de frio polar!

Vaga de frio polar!

Ontem (20-01-2017) passei pelo espelho de água da ribeira-de-eiras (Mação), eram umas 8 horas da manhã. Apesar do termómetro da carrinha marcar 4 graus negativos, os meus olhos também constataram que lá fora uma camada de gelo cobria como um “manto” gelado a água da ribeira.

Nem lontras, nem mergulhões ou corvos marinhos, ali o sol ainda não bateu e o silêncio impera!

Estas passagens pontuais de massas de ar frio “polar” além de gelar a água, gela o ar, seres vivos e tudo mais. Mas a natureza é mestra e como tal dota os seres vivos com resposta para tudo, dando aos animais, nestes casos, a oportunidade de migrar, hibernar ou mesmo de se adaptarem.

Muitos animais migram com o frio, como é o caso de algumas espécies de andorinhas, abelharucos, milhafre-preto entre muitos outros. Outros animais preferem hibernar quando o frio se faz sentir por muito tempo, como poderá ser o caso de muitos roedores, cágados, cobras etc… Também há muitos animais que se adaptam. No caso das aves ganham camadas de penas adicionais que lhes permite passar melhor o inverno. As raposas por exemplo se as virmos no verão tem uma pelagem menos densa, mais feia, no inverno ganham uma pelagem de inverno muito mais densa, como podem ver aqui: https://respiranatureza.com/2017/01/16/epoca-de-reproducao/

Se repararmos nas fotos, as árvores também se adaptam ao clima, muitas árvores de folha caduca perdem as folhas e entram num estado de dormência como se hibernassem (risos).

E assim é a mãe natureza, cruel ou bondosa, fria, quente, rica ou pobre, complexa e simples, mas sempre pronta para tudo. Ontem foi fria e gelada!

Hasta!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s