A buraca da “moura”

A “buraca da moura” situa-se num grande vale que fica entre as Casas-da-Ribeira e a ponte do castelo (Mação).

Se percorrermos este vale que no fundo é acompanhado por uma ribeira, encontramos em determinada parte afloramentos rochosos, quer de um lado quer do outro do vale. No lado da margem esquerda da ribeira, existe um estradão mas quem por lá passa não nota que mais a baixo existe um grande buraco no penedo rochoso, denominado este “buraca da moura”. Foi assim que sempre o ouvi chamar.

A última vez que desci lá abaixo, já há uns bons dez anos, fui mostrar o local a uns alunos do mestrado de arqueologia pré-histórica e arte rupestre do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo da Vila de Mação. Cada um falava uma língua diferente, desde tunisinos a gregos, franceses a italianos entre outros, todos nos entendemos (risos).

Atei uma corda à carrinha para servir de apoio na descida. Lá em baixo reparamos que dentro daquele enorme buraco existe um outro, e por sua vez outro mais pequeno com um buraco para o exterior da serra que mais parece uma pequena janela natural.

Há dias atrás passei no lado de lá do vale, podem ver aqui neste link: https://respiranatureza.com/2017/01/14/pelas-serras-em-macao/

Vou tentar lá descer no próximo mês, até lá espero continuar a deixar por aqui umas mensagens. Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s