Patos bravos.

 

Hoje saí um pouco até ao “espelho de água” da ribeira-de-eiras a caminho do Furtado, quando me aproximei da margem, logo dois patos reais se afastaram. Já sabia que andavam por lá, pois já tinha visto cerca de cinco indivíduos há uma semana atrás.

A água estava com uma cor a terra, pois tem chovido ultimamente o que torna a água algo turva com detritos que veem das serras. Por lá também andavam tentilhões, lugres, piscos, alvéolas-cinzentas, alvéolas-brancas entre outros. Os mergulhões-de-crista não os tenho visto, o mais certo é já estarem a caminho dos locais de nidificação.

O pato-real (Anas platyrhynchos), é um dos mais conhecidos patos selvagens existentes no nosso país, e muitos dizem que terá sido este o mais próximo antepassado do pato doméstico. O macho tem a cabeça de cor verde ostentando um “colar” branco, a fêmea é bem mais discreta com cores mais acastanhadas.

Frequenta os mais variados habitats e acredito que este casal venha a nidificar na zona onde se encontra, talvez mais acima ou mais abaixo do local onde os avistei Em geral é nesta altura que fazem a postura.

Há uns anos atrás na Ribeira-da-pracana vi patos reais com crias, estas apressaram-se rápidamente para a vegetação ribeirinha e simplesmente desapareceram. Em tempos quando ainda era miúdo o meu avô tirou um ninho de patos reais junto a uma pequena charca, o ninho estava no solo no meio da erva, depois de chocados, lá nasceram os pequenos, enfim lembranças.

Em certas zonas como na Barca-da-Amieira junto ao rio Tejo já tenho visto bandos de quarenta a cinquenta patos. Na foz da ribeira-de-eiras ficam por lá todo o ano pelo que é um bom local para os avistar.

Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s