Os últimos arranjos.

 

Hoje a meio da manhã encontrei estas pequenas a apanhar lama para reparar os seus velhos ninhos, possivelmente algumas para a construção do seu primeiro. Eram andorinhas-das-rochas que em tempos o seu nome cientifico era Hirundo rupestris que foi alterado para Ptyonoprogne rupestris, uma pequena pesquisa e encontrarão o mesmo animal com qualquer um dos dois nomes científicos.

Desta vez encontrei-as a fazer o ninho por debaixo de uma ponte, que brevemente irei lá tirar umas fotos, é um ninho em forma de taça e não aquele típico da andorinha dos beirais, de forma arredondada apenas com uma pequena abertura.

Estas normalmente fazem a prol entre os meses de Maio e Junho pelo que ainda estão bem a tempo da construção do ninho. Põem cerca de cinco ovos, ou seja daqui a uns meses, haverá novas aves por aí.

Escrevi um artigo mais completo sobre esta espécie no final de Janeiro, do qual deixo aqui um link para os mais curiosos.

https://respiranatureza.com/2017/01/31/andorinha-das-rochas/

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.