Cila-de-uma-folha

 

Numa das minhas caminhadas fotografei uma planta já minha conhecida e que este ano já havia encontrado.

Passando grande parte do ano discreta aos olhares, é nesta altura que se encontra em floração e que nos prende mais a atenção, e como não é muito grande, há que nos debruçar um pouco para apreciar a sua beleza.

Trata-se da Cila-de-uma-folha (Scilla monophyllos), uma planta endémica da Península-Ibérica e do norte de África, algo comum no concelho de Mação.

“Monophyllos” pelo facto de esta planta ter apenas uma única folha, como poderão observar na foto.

Esta herbácea bolbosa perene passa grande parte do ano imperceptível debaixo de terra, pode ser observada em floração mais ou menos entre o mês de Janeiro e Junho. A parte bolbosa pode viver muitos anos enquanto que a parte aérea desta planta é renovada todos os anos.

Da parte de dentro da folha começa a crescer a inflorescência, que dará um cacho de cerca de 15 flores de cor azul-violeta (mais ou menos), muito bonitas, que mais tarde dará origem ao fruto, uma cápsula globosa que contém as sementes, que segundo me recordo são pretas quando maduras (normalmente duas).

Passado estas fases e largando a semente, a planta voltará a desaparecer, ficando no solo até que por volta de Janeiro o bolbo irá de novo emitir uma única folha onde acabará por surgir a inflorescência que dará origem ás flores e posteriormente ás sementes continuando o seu ciclo todos os anos.

Até ao próximo artigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s