Joaninha-de-sete-pontos

O reencontro com uma joaninha para mim é sempre algo que me trás felicidade, ou mesmo um sentimento de sorte.

E hoje foi assim, encontrei no meio das plantas do meu terraço, uma pequena “bolinha vermelha de pintas pretas”, e era, nada mais nada menos do que uma joaninha, talvez atraída pelos pulgões e outros seres que perturbam o sossego das plantas. Por ali há razão para isso, pois num vaso tenho uma hera (Hedera helix) que normalmente quando está bom tempo é sempre patrulhada por um pequeno exército de formigas, isto porque ali existem pulgões.

E o que têm as formigas a ver com a história? E os pulgões? Bem, os pulgões são um dos alimentos prediletos das nossas amigas joaninhas,quanto ás formigas estas têm uma simbiose com os ditos pulgões que se baseia no facto das formigas protegerem os pulgões dos predadores como as joaninhas, e em contrapartida os pulgões ao se alimentarem da seiva das plantas libertam o produto final de que as formigas também se alimentam, ou seja, parece a relação que o ser humano tem com as vacas, ovelhas ou cabras para obterem o leite.

Em Portugal podemos encontrar várias espécies de joaninhas, neste caso na foto trata-se da Joaninha-de-sete-pontos (Coccinella septempunctata), pertence à ordem Coleoptera e tal como outros escaravelhos passa por várias fases. Depois de pôr os ovos, normalmente em locais onde há alimento para as larvas que se alimentam de afídeos (insectos minúsculos que se alimentam da seiva das plantas), sendo a fase larvar a segunda fase, passando depois para a fase de pupa ou crisálida dando-se a metamorfose entre a fase larvar e o insecto na sua forma adulta.

Quando eclode a joaninha não aparece vermelha como a conhecemos mas sim de uma cor amarela que aos poucos vai ganhando a cor característica e as sete pintas que lhe dão o nome.

Hoje em dia este ser é muito usado na agricultura biológica podendo assim o ser humano colocar de lado os pesticidas actuais que acabam por ser prejudiciais quer para o ambiente quer para nós mesmos. Existem à venda no mercado lotes de ovos de joaninhas para estes tipos de agricultura biológica.

Para mim ver uma joaninha é sinal de sorte.

Boa sorte!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s