Pega-rabuda (Pica pica)

 

Apesar da chuva que tem caído hoje, o sol espreitou por breves momentos, e ainda há pouco uns sons na parte de trás da minha casa chamaram-me a atenção, não eram estranhos e até algo familiares. Algo parecido com um “tchak tchak tchak” .Um som seco. Era um casal de pegas-rabudas (Pica pica), uma ave muito comum tanto em Portugal como no resto da Europa.

Conheço bem esta espécie, pois em miúdo e com alguma ignorância talvez da idade acabei por criar uma em casa, isto porque a encontrei no chão quando vinha da escola num fim de tarde, enfim tempos idos…

A pega-rabuda é da família dos corvídeos, preta e branca, os reflexos no preto por vezes revelam verdes e azuis como podem ver nas fotos tiradas hoje à tarde.

Como podem constatar não é difícil de perceber o porquê deste nome, é só repararem na enorme cauda que ostenta. É frequente observa-las quase todos os dias. Estas a princípio estavam a alimentar-se no chão, depois subiram para uma laranjeira, talvez em busca de ovos. Alimenta-se praticamente de tudo, desde vermes, fruta, carne, etc. Certa vez observei-as a roubar ovos de um ninho de rola-turca, a rola bem se esforçou por defender o ninho mas em vão, as pegas levaram a melhor.

O ninho de pega-rabuda é feito de graviços e ao longe parece uma “bola” feita de paus, são facilmente detetados no inverno quando feitos em árvores de folha caduca.

Ora uma conclusão da minha vivência com estes bichos, é que são muitos mais bonitos em liberdade, e se virem alguma no chão é normal, pois onde há crias há progenitores preocupados!

Bom fim de semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s