“Hirundo rustica & Cecropis daurica”

 

Hoje, com um pouco mais de tempo voltei a fotografar a minha vizinhança depois da sua chegada no início de Fevereiro, por estes dias até elas ganharam novos vizinhos, pois entre as andorinhas-das-chaminés (Hirundo rustica) observo outras espécies de andorinhas como a andorinha-dáurica (Cecropis daurica), a andorinha-dos-beirais e andorinha-das-rochas, os céus a elas pertencem.

Entre as andorinhas a espécie que mais se aparenta à andorinha-das-cháminés, é a dáurica, pelo menos em forma, já que ambas apresentam a cauda bifurcada com duas penas muito compridas que lhe dão uma silhueta fantástica. Todas as restantes espécies encontradas em Portugal não apresentam estas “guias” caudais desta forma, pelo que se quisermos identificar estas duas será fácil derivado a esta característica.

Agora tentemos identificar as diferenças entre elas. A andorinha-das-chaminés apresenta o seu “babete” de cor avermelhada que a dáurica não possui, quando observada de cima a andorinha das chaminés é toda preta, enquanto que a dáurica não, pois a zona do “uropígio” é de um branco sujo ferruginio. E perguntam vocês o que é o “uropígio”? Trocando isto por miúdos, o uropígio de uma ave é mais ou menos a zona anterior às penas da cauda que normalmente quando com as asas fechadas fica escondida, mas quando estão em voo com as asas abertas é possível de observar. Ora vejam no pequeno esboço que fiz para este artigo.

Observadas por baixo a andorinha-das-chaminés tem a garganta vermelha e o abdómen de cor clara, as penas da cauda são pretas, com um pouco de atenção poderemos observar pequenas manchas brancas. Já a andorinha-dáurica, é toda de um branco sujo cor de ferrugem à excepção da cauda que é preta. Outras diferenças existem mas estas bastam para conseguir identificar as duas espécies.

No pequeno esboço que fiz tentei representar os ninhos das duas espécies. Estes também são diferentes, o de cima é da andorinha-das-chaminés em forma de taça. O que está na parte de baixo é arredondado e possui um pequeno túnel, pertencente à andorinha-dáurica.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s