Primavera na Ortiga

 

Estes dias quentes de primavera são excelentes ocasiões para dar uma volta pelo campo, e foi o que fiz hoje na Ortiga no concelho de Mação, a manhã estava calma pouco vento pelos campos a passarada fazia-se ouvir, entre várias coisas que vi destaco os abelharucos e as cegonhas que já tem a prole no ninho.

Perto da estação tirei esta foto em que apanhei o inclino do rés do chão e o do primeiro andar.

Engraçado que no concelho de Mação normalmente a cegonha-branca apenas nidifica em zonas perto do rio Tejo como por exemplo, na Ortiga, em S. José das Matas e na Barca da Amieira, tirando estas zonas não as encontro a nidificar noutras partes do concelho.

Na Ortiga podemos encontrar diversas oliveiras seculares, algumas delas espectaculares, parei por momentos num olival para fazer um desenho rápido, como tinha comigo as aguarelas aproveitei para o colorir um pouco acabou por ficar assim.

Chegando ao Tejo avisto algumas aves ripículas como guarda-rios, corvos-marinhos e garça-real. O Tejo tem paisagens espectaculares, pena a poluição de que é vitima.

Algumas papoilas alegram a paisagem, mas também as estevas, giestas e outras flores alimentam muitos polinizadores que são essenciais para os ecossistemas.

Apesar de proibido e punível por lei há quem ainda insista em destruir sobreiros como este que foi cortado. Como o tempo é curto dei a minha caminhada por terminada pois a hora de almoço é sagrada.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s