Por entre ruínas…

No seguimento do meu último artigo em que falei de um castelo em ruínas…

Como todos sabemos, a afirmação do condado portucalense como reino deu-se na zona norte do pais, e naquela altura os nossos bravos antepassados lutavam em duas frentes. Ora se a sul combatiam os mouros, a norte e a este era o reino de Leão que nos queriam despojar da nossa grande vontade de ter uma nova pátria.

Na zona do nordeste transmontano, ainda hoje perduram vestígios desses tempo difíceis, na primeira linha de defesa do novo reino estavam castelos fortificados tal como o Castelo de Penas Roías que juntamente com os Castelos de Mogadouro, Algoso, Miranda do Douro, Vimioso e o de Bragança se impunham ao reino de Leão.

Fica situado num pequeno planalto a cerca de 750 metros de altitude destacando-se ao longe na paisagem.

Hoje, apenas restam ruínas mas podemos ainda observar a torre de menagem com a sua porta lá no alto, naquele tempo haveria uma escada em madeira para aceder ao local.

Com um pouco mais de atenção reparamos que no lintel está talhada a cruz pátea templária. Observam-se ainda alguns torreões de forma circular, estes mais usuais nas estruturas “leonesas”.

Apesar de tudo, vale a pena observar a paisagem, desde as aves à flora.

Em floração encontro algumas “rosas albardeiras”, borboletas “zebra”, “cauda de andorinha” , “carnaval”, “malhadinha” voam por ali, nos céus voa um milhafre real, também avisto um “britango” ao longe, lindo!

Este local tem outros interesses, nomeadamente arte rupestre, o que demonstra que já antes havia acolhido homens, estes deixaram algumas inscrições “bizarras” marcadas na pedra e que o tempo teima em conservar.

Já não vinha a este local há uns 10 anos pelo que foi bom recordar. Aqui ficam uns rabiscos do momento.

Abraço.

2 thoughts on “Por entre ruínas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s