A primavera continua…

 

Há umas semanas atrás fotografei esta bela borboleta, era uma Euphydryas aurinia, conhecida como Fritilária-dos-lameiros.

Esta espécie embora ameaçada na Europa-central, em Portugal a espécie ainda é abundante embora as suas populações se encontrem em declínio. No concelho de Mação encontro-a em zonas onde existe uma planta silvestre bem bonita. Ora quem não conhece a madressilva (planta do género Lonicera)? Bonitas flores não? Esta é outra planta que embora silvestre ficaria bem em qualquer jardim, mesmo nos jardins públicos. Além de se alimentarem das folhas de madressilva as lagartas também se alimentam das folhas de “língua de ovelha” Plantago lanceolata, e de folhas de “suspiros roxos” Scabiosa atropurpurea.

Mas voltando ao assunto, esta borboleta abunda em zonas onde haja estas plantas pelo facto das borboletas Euphydryas aurinia lá colocarem os ovos pois é das folhas de madressilva que as suas lagartas se irão alimentar até chegarem à fase de crisálida onde irá passar por uma metamorfose da qual sairá uma bonita borboleta, como esta que fotografei.

Quando na fase de lagartas, constroem uma teia onde se abrigam, alimentam-se durante o dia recolhendo-se à noite ou quando faz mais frio, nos meses de Inverno hibernam, voltando-se a alimentar de novo na Primavera, só então partem para a fase de crisálida.

A contínua fragmentação da paisagem no nosso concelho poderá pôr em risco os habitats onde encontramos espécies como estas, a proteção de zonas húmidas onde crescem espécies como a madressilva e outras é fundamental.

Embora a tenha encontrado em vários locais do nosso concelho, esta fotografei-a na saída do Carrascal de Cardigos em direção aos Vales, onde crescem cerejeiras bravas e bastantes madressilvas.

Abraço e boas observações!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s