Uma planta rara.

 

Apesar de o dia de hoje ter sido marcado por grandes chuvadas acompanhadas de relâmpagos e trovões, por vezes o sol atrevia-se a espreitar, e que bela visão! No campo uma bonita flor solitária demarcava-se na paisagem. Achei logo que seria algo diferente. Era um lírio-amarelo-dos-montes mais precisamente um Iris xiphium e o mais interessante é que se tratava da subespécie lusitanica.

Ora esta subespécie é considerada rara, pois além de autóctone é endémica ou seja existe numa região restrita, neste caso no centro de Portugal e na zona da estremadura em Espanha. Há quem a considere uma planta rara, e será mesmo rara pois não sei onde encontrar outra…

Ao contrário de outros lírios com raízes em rizoma, este tem um bolbo. Nasce em clareiras e nas orlas de bosques, este encontrei-o na berma de um antigo campo outrora cultivado.

É nesta altura, mais ou menos, entre Abril e Junho que se dá a conhecer com as suas belas flores, normalmente quem vê umas flores assim tem tendência a apanhá-las. Nada de mais errado, pois se esta flor não completar o seu ciclo de floração não dará sementes tornando esta planta cada vez mais rara ficando em vias de desaparecer.

Também conhecida como “maias”, tem algumas sinonimias podendo ser apelidada com outros nomes científicos como: Iris lusitanica; Iris xiphium subs, lusitanica ou Xiphion lusitanicum.

O facto de ter o nome lusitanicum é espectacular, é uma coisa muito portuguesa não!?

Observando bem, esta planta tem um pé alto (a altura total do chão até à flor tem 66cm), as folhas estreitas e bem compridas, sei que por vezes só tem uma flor mas esta que fotografei tem duas flores, são amarelas e as tépalas externas são arredondadas com nervações finas e acastanhadas.

Numa breve pesquisa que fiz encontrei estas duas cópias de um magazine antigo “Curtis’s Botanical Magazine, vol.18: t. 679 (1803) [S.T. Edwards]” onde existe um estudo sobre esta espécie. Reparem nas raízes bolbosas.

Abraço!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s