“Acobreada”

 

Por esta altura do ano são muitas as espécies de borboletas que podemos observar na paisagem, umas mais raras, outras bastante comuns. Hoje fotografei uma bastante comum de norte a sul do país.

Trata-se da “acobreada” Lycaena phlaeas. Esta pequena borboleta mede cerca de 3cm e terá ganho o nome de “acobreada” talvez pelo laranja das suas asas se assemelhar um pouco à cor do cobre, mas de facto é assim que é designada no nosso português.

Como podemos constatar nas fotos as cores predominantes são o laranja, o castanho e o cinzento.

Ora observem o esquema que fiz:

A asa anterior vista por cima é cor de cobre (alaranjado), com umas manchas pretas e a margem exterior da asa é castanha, vista a parte de baixo é de um laranja mais claro, com manchas pretas dispersas, e com a margem cinzenta. Já a asa posterior quando observada de cima é castanha com uma mancha marginal acobreada com manchas escuras, já vista de baixo é toda cinza com uma linha laranja. Em certos indivíduos como a borboleta que fotografei esta linha não existe.

As plantas hospedeiras da lagarta desta espécie são da família Polygonaceae, mais propriamente do género Rumex, plantas muito comuns no nosso país, daí podermos ver esta pequena borboleta de norte a sul. Numa pesquisa que fiz, na zona onde moro, encontrei três espécies deste género como a Rumex conglomeratus, o regalo-da-horta Rumex crispus e a azeda-romana Rumex induratus.

Geralmente, pode encontrar-se entre os meses de Março a Novembro, os meses frios de Inverno são passados em estado de crisálida.

Boas observações.

One thought on ““Acobreada”

  1. Pingback: Uma ribeira cheia de vida | RESPIRA NATUREZA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s