Podemos não ter muitos conhecimentos sobre a nossa flora, mas ao verem as fotos tenho a certeza que já toda a gente viu esta planta, que flores bonitas não?!
Trata-se da chicória comum, Chichorium intybus, também conhecida como chicória do café ou chicória amarga. Nativa de grande parte da Europa, principalmente das regiões mais mediterrâneas.
Podemos encontra-la em floração entre a Primavera e o Outono, as suas flores de um azul vivo e muito apelativo destaca-se entre as demais plantas que a circundam. Mas de facto a “flor” desta planta não o é, trata-se de uma inflorescência algo estranha (um conjunto de flores mais pequenas). Ora reparem no centro daquele disco que se assemelha a “pétalas” azuis, aí estão as verdadeiras flores, e cada flor está provida de uma “ligula” que para os mais desconhecedores seria uma pétala comum. Com mais atenção reparamos que para cada flor existe uma “ligula” que termina de forma dentada, terminando com 5 “dentes”.
Estas flores, tal como muitas outras, de noite fecham reabrindo com o nascer do dia. A chicória comum tem cerca de 70 cm de altura podendo variar conforme os locais onde as encontramos.
Esta planta perene possui uma raiz tuberosa de forma cónica, depois de moída e torrada dá um produto com propriedades similares às do café.
Junto ao pé da planta estão a maior parte das folhas, nascem em forma de roseta basal e são muito recortadas. Também no caule existem folhas mas são mais pequenas e mais espaçadas.
Além das várias propriedades medicinais, julgo ser uma planta que merece ter o seu lugar nos nossos jardins pois aquelas flores são inesquecíveis.
Abraço!