Uma visita ao Poço Mourão na Amêndoa- Mação

No passado sábado dia 1 de Julho, depois do almoço, fui até à freguesia de Amêndoa (Mação) com a ideia de voltar a uma zona ribeirinha denominada de “Poço Mourão”, apesar de não ser a altura do ano em que está no seu alto esplendor, lá fui eu.

O poço mourão é um lugar ímpar, de grande beleza, onde a ribeira da Galega no seu percurso encontra um bonito afloramento rochoso permitindo a existência de pequenas cascatas. Esta ribeira vai passar noutro lugar também conhecido para banhos de verão, o Penedo Furado, já no concelho de Vila de Rei.

Em tempos, este local, era usado pelos povos que aproveitam as condições naturais, onde juntamente com um pouco de engenho construíram levadas de água para alimentar dois antigos moinhos.

Nota-se que o local têm sido alvo de intervenção por parte da junta de freguesia da Amêndoa, tanto a nível de limpeza como em termos de intervenção paisagística.

O que mais impressiona neste local, de forma negativa a nível da flora, são as acácias que dominam o leito da ribeira, enquanto que na periferia do local são as háqueas Hakea sericea que imperam. (artigo sobre a Hakea sericea: https://respiranatureza.com/2016/09/14/pinheiro-ratinho/).

O controle das acácias tem sido feito com cortes seleccionados de forma a deixar crescer espécies como amieiros, salgueiros e sabugueiros, entre outras. Eu próprio espero ir lá plantar algumas espécies autóctones tais como os freixos, e até mesmo azereiros, lá para o final do verão.

Embora não tenha encontrado nenhuma como na ultima vez que aqui estive, esta ribeira é um reduto da rã ibérica, um importante endemismo ibérico de que também já falei neste blogue. (ver aqui: https://respiranatureza.com/2016/12/03/reencontro-com-uma-ra-iberica-rana-iberica/)

Ao nível da fauna foram algumas as espécies que detectei, entre eles um juvenil de papa-figos que cruzou a vegetação de forma rompante.

Fetos reais Osmunda regalis ponteiam a ribeira por aqui e por ali, várias espécies de libélulas e libelinhas voam também por ali, entre elas, destaco a grande libélula imperador azul.

Quando chegava à buraca da moura, um local lá perto, heis que chega uma mensagem a anunciar o pior, um fogo começara a lavrar na zona da Vinha Velha (Amêndoa), e já chegava à localidade de Cimo do Vale, a poucos quilómetros do local onde havia estado, graças ao vento o local onde estive não ardeu, mas o ideal seria que nada tivesse ardido.

Abraço!!!

2 thoughts on “Uma visita ao Poço Mourão na Amêndoa- Mação

  1. Muito bem,um amigo interessado e respeitador da Natureza!Assim fossem todos e o nosso Portugal estaria muito melhor!Não é deixar plasticos garrafas e toda a espécie de lixo Como faz muita gente por onde passa,infestar o país con plantações de espécies que só aceleram a desertificação ,a erosão dos solos e a falta de água bem como a propagação de incêndios!
    Enfim o lucro rápido e compadrio com grandes empresas fala mais alto!! as gerações vindouras também terão gosto em encontrar uma natureza bonita e bem preservada!
    Para isso todos deveriamos comtribuir!

    Um abraço,
    José Santos

    Gostar

    • Sim amigo concordo consigo, julgo que a mudança só poderá surgir quando deixarmos de negligenciar as crianças, pois quando somos novos todos gostamos da natureza, depois começamos a ser formatados pela sociedade e esquecemos o grande amor de infância. Para alterar tudo isto era necessário que nas escolas fosse promovido um modo de ensino diferente onde as crianças além de ter conhecimento do que existe (ora porque só protegemos aquilo que conhecemos) tivessem também dias ou tardes ou algumas horas em contacto directo com as várias formas de natureza que podem existir.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s