Um clarão azul na ribeira.

Hoje surpreendi uma ave icónica dos nossos meios rípiculas. O guarda-rios Alcedo atthis que se vê frequentemente a cruzar as ribeiras com um voo rápido e rasante, onde a cor que mais se destaca é o azul brilhante, embora depois de uma observação mais atenta quando pousado reparamos que além do peito laranja avermelhado junto aos olhos apresenta uma mancha laranja e outra branca e a garganta também é de cor branca.

Curiosamente ouvi uma sua vocalização, algo parecido com um “tchi”, um som de algo a bicar a água e eis que surge um clarão azul a pousar do lado oposto da ribeira… mais um mergulho e aparece o guarda-rios com algo no seu comprido bico. Mais duas fotos e a ave desaparece por entre as sombras dos amieiros mais adiante.

A qualidade das fotografias não é tão boa quanto eu gostaria porque a ave se encontrava a uma certa distância e a máquina não permite melhor. Em breve espero tirar mais e melhores fotografias.

Abraço!

One thought on “Um clarão azul na ribeira.

  1. Pingback: “Novos” clarões azuis na ribeira. | RESPIRA NATUREZA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.