“Novos” clarões azuis na ribeira.

Todos os dias a natureza nos presenteia com coisas boas e outras menos boas, pelo que nos devemos alegrar com umas e aprender com outras.

Lembram-se quando há umas semanas atrás publiquei um artigo sobre o guarda-rios!? ( https://respiranatureza.com/2017/07/12/um-clarao-azul-na-ribeira/ )

Bom, depois desse dia continuei a percorrer o seu habitat na esperança de o voltar a surpreender, mas fui muito além disso.

Acabei por descobrir que nidificavam ali perto ao observa-los a entrar num buraco situado num pequeno talude à beira da água.

O ninho de um guarda-rios consiste num buraco fundo que termina numa pequena câmara onde coloca até sete ovos, a incubação levará cerca de 20 dias, depois mais cerca de 25 dias e estão prontos para estrear as asas.

A surpresa de hoje foi mais ou menos assim, ao chegar ao local havia dois guarda-rios pousados num pau no meio da ribeira, logo reparei que eram juvenis pelo comportamento, pois ao me verem não fugiram, também o seu “piar” era diferente dos adultos.

Procurei um local escondido para os observar pois deveria haver mais a sair do ninho. Passados alguns instantes avistei dois pequenos a sair do ninho com um voo meio desconcertado que por pouco me pousavam nas mãos, não lhes toquei e esperei que se habituassem àquela “luz nova” muito diferente da escuridão do ninho, em instantes levantaram voo pela ribeira acima continuando ali por perto.

Naquele momento já havia avistado quatro e um outro juvenil fazia-se ouvir no meio da vegetação.

Fiquei um pouco mais por lá, mas mais nenhum saiu do ninho pelo que creio que desta postura nasceram cinco aves. Como o dia já estava ganho deixei os pequenos à sua sorte, onde eles pertencem, à natureza!

Uma coisa bem interessante é que pouco tempo após saírem do ninho já tentavam pescar sozinhos.

Ao vir embora uma outra surpresa menos boa que a natureza por vezes proporciona, um fogo começara a lavrar na zona de Domingos da Vinha no concelho do Gavião, enfim há que aprender com o que a vida nos dá.

Abraço e boa sorte para todos.

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s