Há uns dias fui a um local enigmático, não seja esta uma das inúmeras buracas da moura existentes no país, buracas estas cheias de mitos e lendas com tesouros escondidos e mouras encantadas.
A buraca onde estive fica perto de Chão de Lopes Pequeno, uma pequena aldeia, situada no concelho de Mação.
Provavelmente já serviu de guarida a muito pastor ou resineiro, noutros tempos poderá ter abrigado homens da pré-história. Parte do tecto está chamuscado, provavelmente vestígios de algum dos incêndios que já terão por ali passado.
No interior da buraca fica-se resguardado da chuva e de parte do vento que faça. Esta vai-se afunilando mas não fui até ao fundo, pois não tinha luz, além de haver muitos mosquitos que por lá se abrigavam.
O chão é terra e em certos pontos cresce musgo. Naquela fraga outras pequenas reentrâncias existem, mas esta será a maior.
É fácil aceder ao local pois hoje em dia existe um caminho de cabras limpo até lá.
Sem dúvida um bom abrigo!
Gady
Que bacana! Aqui onde moro também tem algumas e ontem fui até uma delas. É fascinante mesmo a energia que habita em cada buraca, fico imaginando as histórias que ali permeiam… Grande matéria! Beijo!!
GostarGostar
Sim é verdade aqui para estes lados qualquer buraco ou caverna tem histórias fantásticas, todas elas muito parecidas em que contam histórias de tesouros e mouras encantadas heheh enfim é assim! Grande abraço! obrigado!
GostarLiked by 1 person
Pingback: Um abrigo perfeito, e mais uma buraca da Moura. — RESPIRA NATUREZA – escreversonhar