Há mais vida na ribeira…

Há mais vida na ribeira…

Depois desta imensa destruição pelos fogos, volto a publicar no “respiranatureza.com”. O tema é o mesmo do artigo anterior, em que falei dos juvenis de guarda-rios Alcedo atthis, mas desta vez munido de uma outra máquina fotográfica emprestada por um amigo, e as diferenças foram imensas.

Isto passou-se na última segunda-feira: Depois de abandonarem o ninho no passado dia 23, voltei a encontrar por ali pelo menos dois juvenis.

Pelo seu desempenho na arte da pesca posso afirmar que estes já se safam sozinhos, pois por muitas vezes os vi com alimento no bico.

Enquanto os fotografava comecei a ouvir atrás de mim um “toc toc toc”e apercebi-me logo que havia por ali um pica-pau, com cautela para não o assustar tentei encontra-lo no meio da vegetação e consegui tirar umas fotos, mas como estava embrenhado na ramagem o resultado não foi o esperado. Mas deu para identificar a espécie, era um pica-pau-malhado-grande Dendrocopos major. Neste caso um macho pois apresenta a característica mancha vermelha na nuca.

Esta não foi a minha única surpresa do dia. Numa questão de segundos num tronco que havia colocado para os guarda-rios pousarem junto à margem onde estava, aterrou algo inesperado, era um gavião Accipiter nisus e estava a cerca de 3 metros de mim, ficámos a olhar um para o outro em frações de segundo. Pena que não tive tempo para ficar com um registo que não fosse a memória da cor dos seus olhos.

Por fim dei por finalizada esta visita pois havia muito fumo no ar derivado ao fogo que lavrava na parte norte e este do concelho, esta foi a ultima foto que tirei no local. Espero lá voltar em breve.

Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s