O antes e o depois do fogo…
Após os incêndios que assolaram o concelho de Mação na semana passada, voltei a um local que costumava ir frequentemente, na aldeia de Casas da Ribeira, e as diferenças são brutais.
Uns dias antes do fogo estive no local a tirar fotos a algumas espécies que costumo encontrar por lá, entre elas a borboleta-cauda-de-andorinha Papilio machaon e a borboleta-zebra Iphiclides feisthamelii que andavam a alimentar-se em flores de salgueirinha Lythrum salicaria.
Debaixo do arco da ponte encontrei uma grande mariposa da espécie Catocala sp.
Antes do fogo a vegetação era farta, além dos amieiros e salgueiros existe também sanguinho-de-água Frangula alnus, uma pequena árvore que nesta altura do ano tem bagas de que as aves tanto gostam.
Percevejos, libelinhas e libélulas. Abelharucos, piscos, tentilhões e tantas outras aves ouviam-se por ali com fartura.
Então veio o fogo…
Quando lá voltei, daquela bonita paisagem cheia de vida, sobraram as pedras, os troncos de algumas árvores, mas não se ouvem as aves, nem se veem borboletas e o verde desapareceu…
Enfim, a natureza vai recuperar, no Outono vou fazer a minha parte e vou plantar por ali algumas árvores como lodões-bastardos, salgueiros, amieiros entre outras espécie ripícolas.
Gady