Uma busca mais cuidada.

Uma busca mais cuidada.

Após a minha ida ao Poço Mourão, situado na freguesia da Amêndoa (Mação) onde passa a Ribeira da Galega, e não ter encontrado nenhum espécime de rã-ibérica como há alguns anos atrás, voltei lá para fazer uma busca mais cuidada, não fosse este um dos últimos redutos mais a sul da sua distribuição natural.

Para começar estava mais um dia de calor, iniciei então a minha procura um pouco mais acima do Poço Mourão. Por ali encontrei rãs verdes Rana perezi que embora possam existir espécimes do castanha ao verde não são confundíveis com a rã-ibérica.

Numa zona de águas mais baixas onde se fazia sentir a fraca corrente de água, normal nesta altura do ano, notei que afinal ainda estavam por lá.

Não consegui fotografar espécimes grandes, apenas uns mais pequenos, mas a existência destes prova que também haverão maiores (normalmente com cerca de 5 a 6 cm). Com alguma calma consegui fotografa-las.

Continuei a descer a ribeira e no total devo ter reparado em cerca de 10 indivíduos naquele troço que fiz, entre eles um alarmante lagostim-vermelho-do-louisiana Procambarus clarkii, uma espécie exótica prejudicial a outras espécies nativas, entre elas, a rã-ibérica Rana iberica.

Continuando por entre pequenas charcas e cascatas fui observando as formas de vida ali existentes, libélulas, libelinhas e eis que uma cobra-de-água-viperina Natrix maura me desperta a atenção pelo seu reduzido tamanho, bonita não?!

Quando voltava para o carro ainda fotografei a “malhadinha”, uma borboleta de cores modestas mas muito bonita, poderão ler algo mais sobre ela neste artigo escrito por mim há uns meses: https://respiranatureza.com/2017/04/14/malhadinha/

De realçar a diferença em zonas nesta mesma Ribeira da Galega onde existem troços naturais sem espécies exóticas.

E outros locais onde existem acácias, uma espécie que praticamente consegue com que mais nenhuma espécie prospere.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s