Uma busca mais cuidada.
Após a minha ida ao Poço Mourão, situado na freguesia da Amêndoa (Mação) onde passa a Ribeira da Galega, e não ter encontrado nenhum espécime de rã-ibérica como há alguns anos atrás, voltei lá para fazer uma busca mais cuidada, não fosse este um dos últimos redutos mais a sul da sua distribuição natural.
Para começar estava mais um dia de calor, iniciei então a minha procura um pouco mais acima do Poço Mourão. Por ali encontrei rãs verdes Rana perezi que embora possam existir espécimes do castanha ao verde não são confundíveis com a rã-ibérica.
Numa zona de águas mais baixas onde se fazia sentir a fraca corrente de água, normal nesta altura do ano, notei que afinal ainda estavam por lá.
Não consegui fotografar espécimes grandes, apenas uns mais pequenos, mas a existência destes prova que também haverão maiores (normalmente com cerca de 5 a 6 cm). Com alguma calma consegui fotografa-las.
Continuei a descer a ribeira e no total devo ter reparado em cerca de 10 indivíduos naquele troço que fiz, entre eles um alarmante lagostim-vermelho-do-louisiana Procambarus clarkii, uma espécie exótica prejudicial a outras espécies nativas, entre elas, a rã-ibérica Rana iberica.
Continuando por entre pequenas charcas e cascatas fui observando as formas de vida ali existentes, libélulas, libelinhas e eis que uma cobra-de-água-viperina Natrix maura me desperta a atenção pelo seu reduzido tamanho, bonita não?!
Quando voltava para o carro ainda fotografei a “malhadinha”, uma borboleta de cores modestas mas muito bonita, poderão ler algo mais sobre ela neste artigo escrito por mim há uns meses: https://respiranatureza.com/2017/04/14/malhadinha/
De realçar a diferença em zonas nesta mesma Ribeira da Galega onde existem troços naturais sem espécies exóticas.
E outros locais onde existem acácias, uma espécie que praticamente consegue com que mais nenhuma espécie prospere.
Abraço!
Gratidão por tão valiosa informação.
GostarGostar
Obrigado pelo comentário. É com gosto que partilho tudo o que de bonito temos no nosso país. Abraço
GostarGostar