No poiso do Bufo Real
Numa das minhas saídas de campo, ao subir uma grande vertente rochosa, acabei por encontrar uma grande reentrância, e como não havia muitas naquele local resolvi espreitar na esperança de encontrar algo diferente. E encontrei!
No chão havia penas, comecei então a tentar interpretar aquele cenário… mas rapidamente cheguei a uma conclusão! Bufo Real Bubo bubo.
No chão também havia “plumadas”, pequenos aglomerados de forma oval regurgitados, que contém partes não digeridas por este tipo de aves nocturnas, como pelos, penas ou mesmo ossos. Através destas “plumadas” podemos tentar saber que tipo de alimentação terá esta ave consumido. Neste caso terá sido um pequeno mamífero.
Tentei encontrar vestígios de criação, mas não havia, nem muitos dejectos, nem cascas de ovos, pelo que aquele local apenas servirá de “poiso” até porque dali a vista é tremenda. Dali o “nosso” Bufo Real podia praticamente guardar aquele imenso vale.
Esta grande ave é espectacular e dificílima de encontrar, pelo que vou vendo por aqui e por ali os seus vestígios, espero um dia poder fotografar uma em estado selvagem.
Deixo aqui dois links com dois artigos sobre esta belíssima ave!
https://respiranatureza.com/2016/12/14/aves-de-rapina-envenenadas-em-macao/
https://respiranatureza.com/2016/12/15/bufo-real-bubo-bubo/
Abraço!
Pingback: Bufo-real | Live Art…by Gady