Entre dois concelhos (Parte 1)

Entre dois concelhos (Parte 1)

Como sabemos, não há nada que “corte” as paisagens, sendo assim voltei a um local que divide dois concelhos, onde não ia há mais de quinze anos. Trata-se de um troço da Ribeira de Eiras perto da sua foz, onde faz fronteira o Concelho de Mação e o Concelho do Gavião.

Um bom local, para se iniciar o dia, poderá ser sem dúvida na praia fluvial da Ortiga-Mação, onde a paisagem é arrebatadora.

Logo aí, encontro algo que não estava à espera! Uma trepadeira-azul Sitta europaea sobe e desce um tronco em busca de alimento, esta capacidade é única entre as aves da Europa. É a única ave é capaz descer os troncos das árvores de cabeça para baixo.

Esteve bem perto mas a máquina fotográfica não permitiu melhores fotos do que estas que aqui apresento.

Passo a ponte e estou no concelho do Gavião, lá no alto duas águias voam juntas, trata-se de dois espécimes de águia-calçada Hieraaetus pennatus, uma espécie estival por cá, estando prestes a iniciar a sua migração até ao continente africano.

Neste recanto encontramos granito, uma rocha que proporciona bonitas paisagens. De entre a flora ali existente realço uma trepadeira nativa do nosso país, a salsaparrilha-do-reino Smilax aspera L. ,quando não temos silvas temos “salsaparrilhas” para nos picarmos (risos).

Vou até a um local onde existe um monumento megalítico, a Anta do Penedo Gordo! Esta é diferente das encontradas no concelho de Mação, pois enquanto as encontradas no concelho de Mação são construídas com blocos de xisto, esta é construída com granito.

Este monumento terá sido construído durante o neo-calcolítico, e dele apenas resta a câmara funerária, esta composta por nove esteios (colunas), onde já não existe a lage de cobertura, e com o corredor de acesso composto por quatro esteios de cada lado.

Hoje fico por aqui, no próximo artigo irei relatar a parte 2 de “Entre dois concelhos”, onde vou relatar a descida até à ribeira de eiras…

Abraço!

One thought on “Entre dois concelhos (Parte 1)

  1. Pingback: Uma bela aromática! | RESPIRA NATUREZA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s