Entre dois concelhos (Parte 5) Até à foz

Continuando a descer a Ribeira de Eiras e já com as velhas azenhas pelas costas fui fazendo o percurso planeado, por vezes tinha de sair do meio da ribeira pois nem sempre é fácil andar pelo seu leito.

As rochas continuam a ter grande interesse, quer poças escavadas na rocha, quer estranhas construções construídas pela natureza.

A certa altura optei por subir um pouco o monte e caminhar mais acima, fui abrindo caminho no meio da vegetação, até que dei com um local onde existem vestígios de extracção de algum mineral com recurso a explosivos, pois ainda lá estão buracos abertos no granito onde poriam o explosivo. Não creio que fosse para tirar “cantaria” pois existem locais muito mais fáceis para esse efeito. Algo haveria ali de interesse.

Continuei, com um pouco de atenção reparo em algo escuro no meio da vegetação, embrenhei-me pelo meio desta adentro e encontro outro local similar, este daria um excelente abrigo.

Mais à frente encontro vestígios da presença de um gavião Accipiter nisus, por enquanto não vi nenhum, apenas três espécies de águias, mas é sinal que mais uma rapina habita naquele bonito vale.

Uma bonita rocha ostenta uma pala, por ali abunda a gilbardeira Ruscus aculeatus, e num dos lados um buraco no meio das rochas.

Finalmente chego à foz da Ribeira de Eiras, aqui encontra um braço do Rio Tejo, por ali também existe uma velha azenha, e uma caverna espreita lá no alto.

Decido subir até lá acima, por entre as pedras encontro uma lagartixa-do-mato Psammodromus algirus.

Lá do alto, na caverna, a paisagem é muito bonita, aproveitei para descansar um pouco pois estava bastante calor.

Encontro ali perto espargos bravos ou estrepes Asparagus alba, recordo-me de em miúdo os apanhar para a minha avó os fazer com ovos mexidos.

Continuo pelo lado direito da ribeira e a vista lá do alto é fantástica, de repente algo cruza os céus, uma cegonha-branca Ciconia ciconia voa não muito alto.

Por fim chego à Praia fluvial da Ortiga de onde havia partido mais cedo.

Hora de almoço, fantástico! (risos)

Abraço!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s