Papa Amoras

Numa destas manhãs fotografei uma pequena ave que a princípio me deu algumas dúvidas quanto à sua identificação. Apenas tinha a certeza que se tratava de uma espécie pertencente à família Sylviidae.

Peguei no guia de aves e comecei a excluir indivíduos conforme as suas características, até que por fim me sobraram duas espécies: a Felosa-das-Figueiras Sylvia borin e o Papa-Amoras Sylvia communis juvenil.

Havia algo nas patas que me ajudaria a concluir esta identificação pois as patas da ave que fotografei são castanhas como as do Papa-Amoras, enquanto que as da Felosa-das-Figueiras são cinzentas. Pelo que a ave que tinha à minha frente era um Papa-Amoras juvenil.

Quanto adulto, o macho, possui cabeça cinzenta, garganta branca e asas avermelhadas, a fêmea tem a cabeça acastanhada. Estas são muito parecidas com a Toutinegra-Tomilheira Sylvia conspicillata que é mais pequena que o Papa-Amoras.

Esta ave é estival na Europa, com o tempo frio e tal como muitas outras aves migradoras encetará uma viagem em busca de Invernos mais quentes do que os que encontraria na Europa e em Portugal.

Espero continuar a fotografá-los pois enquanto o tempo estiver quente é possível que continuem por cá.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s